Script de Vendas para Primeiro Contato

Script de Vendas para Primeiro Contato

Esse é um script de primeiro contato com um cliente que não te conhece, ou seja, um lead frio.

Para alcançarmos o objetivo de aumentar as chances de resposta, e posteriormente, vendas, ao mesmo tempo que diminuímos a estranheza do primeiro contato, temos que ter em mente que a primeira mensagem:

É para:

  • Iniciar a conversa
  • Perguntar sobre o cliente
  • Ser cortês e amigável Não é para:
  • Para encerrar a conversa
  • Para lotar o cliente de informações
  • Para colocar muitos emojis

.

Para isso, uma primeira mensagem de SUCESSO precisa de ter essa estrutura de 3 frases:

  • Apresentação que cita o primeiro nome da pessoa, o seu primeiro nome e a sua
    • Olá, {firstname}! {firstname}, eu sou o (seu nome) da (sua empresa).
  • O que sua empresa faz que mais chama atenção do seu cliente (ou do nicho específico que você está enviando naquele momento), juntamente com uma promessa irrecusável.
    • Eu atuo com (algo que seu nicho quer muito) + (promessa irrecusável).
  • Chamado para a ação: uma pergunta que você sabe que seu cliente vai responder com SIM OU NÃO.
    • Você (a sua pergunta que vai engajar a resposta) Dessa forma, o script fica:

Olá, {firstname}! {firstname}, eu sou o (seu nome) da (sua empresa). Eu atuo com (algo que seu nicho quer muito + promessa irrecusável).

Você (a sua pergunta que vai engajar a resposta)?

Um exemplo para o nicho de vendas de infoprodutos:

Olá, {firstname}! {firstname}, eu sou o Talita da Biz Smart. Eu atuo com scripts para whatsapp que aumentam até 35% das respostas nas primeiras mensagens. Você está saindo bem durante a crise?

Nesse caso, eu não perguntei diretamente sobre as vendas, preferindo ir por um caminho de sugestão. No meio da conversa, eu pretendo direcionar o cliente para o entendimento que ele está indo mal na crise por conta da falta de vendas.

Em outras palavras, o chamado para a ação não precisa necessariamente ser sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seu cliente percebe como consequência da falta que sua empresa faz..

Um exemplo para produtos físicos:

Olá, {firstname}! {firstname}, eu sou o João da “Biz Smart Alimentação”. Eu atuo com marmitas congeladas saudáveis, que te garantem mais diversidade e praticidade no dia a dia. Você costuma planejar seu cardápio?

Nesse caso, estou puxando o cliente para um papo sobre alimentação saudável onde eu posso sugerir que ele aumente a praticidade e melhore sua alimentação ao mesmo tempo.

ATENÇÃO NAS RESPOSTAS!

Se você prestar atenção, não importa muito em ambos os casos se o cliente responda sim ou não para ambos os casos porque você pode colocá-lo dentro de um fluxo de conversa, onde com mais nutrição e informação, seu cliente pode acabar comprando seu produto ou te indicando para alguém.

É obvio que o cliente pode sempre responder com outra coisa além de sim ou não. Como por exemplo o clássico:

“Onde você conseguiu meu número?”

Responda com sinceridade:

“Estava vendo teu perfil do Instagram e vi que você segue alguma comunidade de (assunto em comum). Falando nisso, (faça uma outra pergunta de sim ou não, ou com escolha entre duas opções)”

Ex: {firstname}, te conheci através de um perfil do Instagram e entrei em contato por que vi que você também se interessa por alimentação saudável. Falando nisso, o que você considera melhor: mais vegetais ou uma alimentação mais lowcarb?

Sempre responda com sinceridade a qualquer pergunta e sempre acrescente uma pergunta ao final. Assim você sempre vai ter uma interação com seu cliente, ao mesmo tempo que você o guia para conhecer mais sobre seu produto/serviço e, finalmente, a compra.

Checklist do Primeiro Contato perfeito:

  • Estou sendo cortês?
  • É fácil para alguém que não me conhece me entender?
  • Estou terminando a mensagem com uma pergunta?
  • É fácil para meu cliente responder?