Script de Vendas para Primeiro Contato
Esse é um script de primeiro contato com um cliente que não te conhece, ou seja, um lead frio.
Para alcançarmos o objetivo de aumentar as chances de resposta, e posteriormente, vendas, ao mesmo tempo que diminuímos a estranheza do primeiro contato, temos que ter em mente que a primeira mensagem:
É para:
.
Para isso, uma primeira mensagem de SUCESSO precisa de ter essa estrutura de 3 frases:
Olá, {firstname}! {firstname}, eu sou o (seu nome) da (sua empresa). Eu atuo com (algo que seu nicho quer muito + promessa irrecusável). Você (a sua pergunta que vai engajar a resposta)? |
Olá, {firstname}! {firstname}, eu sou o Talita da Biz Smart. Eu atuo com scripts para whatsapp que aumentam até 35% das respostas nas primeiras mensagens. Você está saindo bem durante a crise?
Nesse caso, eu não perguntei diretamente sobre as vendas, preferindo ir por um caminho de sugestão. No meio da conversa, eu pretendo direcionar o cliente para o entendimento que ele está indo mal na crise por conta da falta de vendas.
Em outras palavras, o chamado para a ação não precisa necessariamente ser sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seu cliente percebe como consequência da falta que sua empresa faz..
Olá, {firstname}! {firstname}, eu sou o João da “Biz Smart Alimentação”. Eu atuo com marmitas congeladas saudáveis, que te garantem mais diversidade e praticidade no dia a dia. Você costuma planejar seu cardápio?
Nesse caso, estou puxando o cliente para um papo sobre alimentação saudável onde eu posso sugerir que ele aumente a praticidade e melhore sua alimentação ao mesmo tempo.
Se você prestar atenção, não importa muito em ambos os casos se o cliente responda sim ou não para ambos os casos porque você pode colocá-lo dentro de um fluxo de conversa, onde com mais nutrição e informação, seu cliente pode acabar comprando seu produto ou te indicando para alguém.
É obvio que o cliente pode sempre responder com outra coisa além de sim ou não. Como por exemplo o clássico:
“Onde você conseguiu meu número?”
Responda com sinceridade:
“Estava vendo teu perfil do Instagram e vi que você segue alguma comunidade de (assunto em comum). Falando nisso, (faça uma outra pergunta de sim ou não, ou com escolha entre duas opções)”
Ex: {firstname}, te conheci através de um perfil do Instagram e entrei em contato por que vi que você também se interessa por alimentação saudável. Falando nisso, o que você considera melhor: mais vegetais ou uma alimentação mais lowcarb?
Sempre responda com sinceridade a qualquer pergunta e sempre acrescente uma pergunta ao final. Assim você sempre vai ter uma interação com seu cliente, ao mesmo tempo que você o guia para conhecer mais sobre seu produto/serviço e, finalmente, a compra.